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Upwords- Agência de Tradução

Mário Rodrigues | Founder & CEO Upwords

Fonte

B2B & B2C

Segmento de mercado

2018

Inicio da Parceria com a AMA

Objetivo da Parceria: Elevar a notoriedade da marca, maior proximidade ao público-alvo e captação de novos clientes especialmente a nível internacional.

"Disclamer: Não existe uma garantia de obtenção de resultados e a obtenção dos mesmos varia de projeto para projeto."

Alguns exemplos de novos clientes adquiridos: Sacoor Brothers , Marriott Hotels, Pine Hill Hotels, Barkyn, Grupo Aquinos, Loebeshop, entre outros.
Serviços prestados na Parceria: Consultoria Estratégica de Marketing contínua (com grande incidência no primeiro ano) e serviços integrados de marketing, nomeadamente: Serviço estratégico de marketing (identificação da Client Persona, definição dos seus critérios e construção de base de dados com personas para ações de marketing digital), ReBranding das plataformas digitais e de toda a comunicação da empresa, construção de novo website, assim como a sua otimização contínua (SEO), gestão das redes sociais, criação de content, automação de marketing, email marketing e anúncios na rede Google.
 
 

RELAÇÃO AMA & Upwords

O projeto da Upwords foi literalmente "from-the-scratch". Quando iniciámos não existia um departamento de marketing. Contudo será importante frisar o quanto o Mário já apresentava, por experiência, uma predisposição para "pensamento de marketing" o que fez com que houvesse uma grande agilidade na execução de todo o processo inicial de diagnóstico.
A primeira preocupação foi fazer uma análise do negócio. Respeitando os passos do nosso procedimento de diagnóstico, implementámos desde logo a metodologia do Golden Circle. Identificámos escrupulosamente o WHY, o HOW e o WHAT do negócio da empresa.
Por essa altura fazia 2 reuniões por semana presenciais com o Mário, de forma a "meter o comboio a andar" o mais rápido possível. Nunca mais vou esquecer a quantidade de papéis de rascunho que conseguimos colar nas paredes do escritório.
O posicionamento da empresa manteve-se, mas a forma de abordar os mercados onde opera é hoje completamente diferente. O content marketing contínuo revelou ser um dos motores impulsionadores do negócio. Para se ter a noção as taxas de abertura de emails estão neste momento acima de 30%, com uma percentagem média de cliques entre os 9 e 12%. Isto fez com que automaticamente a lead rate aumentasse continuamente, sendo que, só em 2019, já gerámos mais de 860 leads de negócio.
Desde cedo apercebemo-nos que o mercado da tradução é um mercado muito específico. Divide-se em dois grandes segmentos: Prestação de serviços para outras agências de tradução Multinacionais & Prestação de serviços diretos para empresas com necessidades de tradução.
O que fizemos foi segmentar a comunicação da Upwords por áreas de especialização, identificámos as personas e começámos a construir comunicação segundo a metodologia AAA-ACA-CCC à volta dessas mesmas áreas.
O segundo grande e longo desafio foi fazer o desenvolvimento de toda a comunicação comercial que diz respeito à fase de angariação. Fizemos uma segmentação por todas as áreas de atividade do público-alvo, garantindo sempre que estas obedeciam ao golden circle da empresa. Efetivamente podemos observar que a taxa de conversão de novos negócios da empresa aumentou substancialmente. Foram horas e horas de planeamento dos conteúdos e outras grandiosas horas gastas em design até que ficassem de acordo com as novas linhas de comunicação da empresa.
Pelo meio, não posso deixar de falar num erro nosso. A nossa primeira campanha de Adwords (ainda para o site antigo da empresa) correu mal: o cliente investiu dinheiro e acabámos por não conseguir trazer o retorno esperado. Contudo foi importantíssimo para conseguirmos afinar os ponteiros e perceber qual a melhor forma de atingir o público-alvo, em contexto digital.
Em todos os segmentos de negócio, hoje em dia, a presença digital de forma estratégica e assertiva é indispensável, mas diria que, no caso da Upwords, que pode prestar os seus serviços a todos os cantos do mundo, essa presença é crucial.
Avançámos para o desenvolvimento de um novo site, trabalhámos desde o início na sua otimização, de forma a colocá-lo melhor posicionado organicamente, afinámos nas campanhas de Adwords e hoje temos um cliente feliz. Para além de termos aumentado substancialmente as visitas orgânicas ao site, dobrámos a conversão de leads e, por consequência, a conversão de novos negócios.
Por fim, implementámos uma ferramenta de monitorização conjunta dos departamentos de Marketing e comercial, de forma a medir toda a produtividade mensal: BSC (balanced score card).
Se leu esta maçada até ao fim, muito obrigado pela sua atenção!
Bruno Dolbeth, Founder AMA

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