Quando falamos de um bom email ou de um email eficaz, devemos ter em conta sempre pelo menos 4 condições fundamentais:
É obvio que não esperamos que todos os destinatários de uma campanha ou promoção comprem o nosso produto, daí o ponto 4 ser o mais difícil de realizar. Mas analisando os 3 pontos para trás que levem a este último, são também de extrema dificuldade de execução.
Não adianta termos um excelente email com conteúdo de qualidade se nem sequer vai ser aberto, dai uma taxa de abertura alta é sempre positivo. Se existir uma base de dados e enviarmos uma newsletter frequentemente para os mesmo contactos, até poderão abrir uma ou duas vezes com sorte, mas dificilmente iram abrir uma terceira vez caso o conteúdo seja muito repetitivo e sem relevância. Muitas vezes, caso não existe um tratamento minucioso aos emails e aos seus conteúdos, eles vão parar ao SPAM e isto é um sinal que algo tem que mudar, pois o público-alvo nem teve oportunidade de abrir e ver.
Numa fase mais avançada, a utilização de algum tipo de automação é sempre ideal, pois podemos segmentar através do comportamento de compra, onde podemos também aplicar estratégias de up-sell e cross-sell.